Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
1 octobre 2010 5 01 /10 /octobre /2010 18:13

 

 

 

 e35a247e-0e54-11de-972c-e9c3e95d7c9f

 

Classificação dos vinhos Franceses

 

 

VIN DE TABLE - Vinho de mesa Constituem a maior parcela de vinhos da França: 55% da produção total. No entanto, são os vinhos de menor qualidade e não podem conter no rótulo o nome de nenhuma região, sub-região ou vinhedo específico, mas apenas a expressão Vin de France.

 

VIN DE PAYS - Vinhos da Terra ou da Região São de qualidade superior aos Vin de Table, elaborados segundo regras bem restritas e provenientes de regiões não AOC pequenas, como departamentos ou províncias, distritos, comunas ou cidades, dos quais recebem a denominação.

 

Existem 95 diferentes regiões de vin de pays espalhadas por todo o país, mas a maioria (85%) é proveniente do sul do país, especialmente a região da costa mediterrânea, denominada Midi. Correspondem aproximadamente a 15% da produção total dos vinhos francêses.

 

 APELLATION DE ORIGINE VIN DÉLIMITÉ DE QUALITÉ SUPÉRIEURE (A.O.V.D.Q.S.) Vinhos Delimitados de Qualidade Superior Provêm de regiões vinícolas também delimitadas, mas de menor prestígio do que as AOC Constituem o segundo grau na hierarquia de qualidade e representam 1% dos vinhos franceses.

 

APELLATION DE ORIGINE CONTRÔLÉE (A.O.C.) Vinhos de Denominação de Origem Controlada São os vinhos de melhor qualidade, provenientes de regiões delimitadas, denominadas AOC, dentro das quais existem sub-regiões também AOC, cada uma com sua classificação hierárquica para seus vinhos. Existem cerca de 400 AOC e delas provêm os melhores vinhos da França que, no entanto, correspondem a apenas 29% da produção total do país Algumas das mais de 400 A.O.C. utilizam a denominação Cru para os seus melhores vinhos. Os melhores exemplos são o Grand Cru, Premier Cru, Deuxième Cru, etc. e o Cru Bourgeois, em Bordeaux, e o Premier Cru, Grand Cru e o Grand Vin na Bourgogne.

 

OUTRAS DENOMINAÇÕES USADAS PARA OS VINHOS FRANCESES VINS MOUSSEUX ou CRÉMANTS - Vinhos espumantes, como o Champagne.

Geralmente os Crémants possuem menos espuma do que os Mousseux.

 

VINS PÉTILLANTS - Vinhos artificialmente espumantes, isto é, gaseificados depois de prontos. VINS DOUX NATURELS (VINS LIQUOREUX) - Vinhos de sobremesa, doces, cujo açúcar é natural das uvas muito maduras ou mesmo passificadas e extremamente ricas em açúcar. A fermentação não chega a transformar em álcooltodo esse açúcar que, então, permanece no vinho.

 

VINS DE LIQUEUR - Vinhos fortificados, isto é, mais fortes, com maior teor de álcool que foi adicionado durante ou depois da fermentação.

 

Fonte : Academia do Vinho

Partager cet article

Repost 0
Published by clubeamigosdovinho.over-blog.com
commenter cet article

commentaires

Présentation

  • : Le blog de clubeamigosdovinho.over-blog.com
  • Le blog de clubeamigosdovinho.over-blog.com
  • : Informações Sobre o Mundo do Vinho e como Atividades clube nenhum do Brasil
  • Contact

Recherche

Liens